“Se eu pudesse”, “Caso eu consiga”, “Se for fácil”… As subordinadas adverbiais CONDICIONAIS são partes importantes das estratégias para alcançarmos objetivos todos os dias. Parece que sem elas – que representam tudo aquilo que falta, que facilitaria mil vezes a jornada e tornaria essa busca infinitamente mais simples – já teríamos conseguido e a felicidade plena seria o cenário dos nossos dias. Talvez seja verdade, mas as condicionais existem e estão nos atrasando todos os dias. Elas são o impedimento, o requisito, a exigência que a vida nos faz para liberar o acesso ao que se almeja. Não tem jeito. A única tática que podemos tentar para escapar das condições que nos param é mudar o ponto de vista: dar menos atenção às condições adversas e assumir uma postura mais ADVERBIAL CONCESSIVA: “Ainda que eu não possa”, “Mesmo que não consiga” e “Embora não seja fácil”, persistirei.
Enxergar o obstáculo e admitir que talvez ele faça parte do caminho e a sua história não será sobre como fez para superá-lo, mas sobre como venceu APESAR DELE.
???? Estamos juntos ??
Professora Carol Mendonça.
YouTube.com/portuguesparadesesperados ?? Gostou do texto? Compartilhe e me marque ?? #NãoTemJeito #vaipassar #conjunções #professoracarolmendonca #reflita #minicronica #pensamentos #gramatica