Vida sem filtro

A gente se encanta quando não precisa de filtro, né? Tô falando da foto e da vida. É muito especial quando não há necessidade de filtrar palavras sinceras, sentimentos honestos e vontades intensas. Eu, pelo menos, sinto muito a pressão do cotidiano. A chata da sociedade nos exige cuidado em tempo integral. O que falar. O que fazer. O que vestir. Do que rir. Do que gostar… Já acostumei, mas quando encontro o contraste – situações em que posso pisar firme o chão, sem jogos de interesse e sem medo do julgamento -, me sinto leve e viva de verdade. Esses filtros são importantes, eu sei. Nos ajudam a ser mais gentis e cordiais uns com os outros e fazem com que nos matemos menos. Mas as raras oportunidades que temos de chutar as peneiras do pudor, da vergonha ou do pavor do que o outro vai pensar são especiais e viciantes. Então fica ligado e, quando encontrar um lugar em que você possa ser você, fique. Talvez não dê pra ficar pra sempre, mas fique por mais um dia. Isso não tem preço.

Feliz 2019!

Última chamada para fotos que amei, mas não tive de tempo de postar! E fico pensando em tudo o que não fiz, mas o escudo da falta de tempo escondeu e me defendeu. Fiquei pensando no que desejar a vocês no último dia do ano – e vocês sabem que tudo que eu falo pra vocês falo também pra mim mesma -, então cheguei à conclusão de que quero desejar aqui apenas o que dependa de nós mesmos. Saúde, amor, paz, prosperidade pipipi popopó é legal também, mas quero focar naquilo pode fazer diferença imediata pra você e pra mim. Meu principal desejo é que, no próximo ano, saibamos administrar melhor o tempo. A vida é um instante e, quando nos damos conta, as oportunidades já passaram. Desejo que você se organize pra estudar e aprender mais. Pra trabalhar, criar e empreender mais. Para cumprir obrigações com excelência e inspirar quem estiver em volta. Além disso, organizar o tempo pra não perder o que há de melhor nessa vida ou quem há de melhor nessa vida. Sabedoria para escolher usar o pouco tempo pra estar nos lugares e com as pessoas certas. Abraços, sorrisos, confissões, lágrimas, paisagens bonitas ou perrengues cotidianos. Tudo ao lado de quem a gente ama – o que, no caso, não é só o mozão ou os melhores amigos – mas tanta gente que nos tem como fonte de alegria. Tempo para cuidar do emocional e do espiritual, porque o próximo surto pode estar na virada da esquina e, sem ajuda, é ali mesmo que a gente se entrega. Tempo e disposição para cuidar da saúde, senão o alarme soa e aí já era. Tempo para ser cuidado, porque ninguém pode nem precisa carregar a família inteira, mais o trabalho, mais a sociedade e o mundo nas costas todos os dias. Tempo pra errar e recomeçar. Tempo. É o que eu desejo pra nós! Feliz 2019. ??

Pretérito Imperfeito do Subjuntivo

“Se eu pudesse”, “Caso eu consiga”, “Se for fácil”… As subordinadas adverbiais CONDICIONAIS são partes importantes das estratégias para alcançarmos objetivos todos os dias. Parece que sem elas – que representam tudo aquilo que falta, que facilitaria mil vezes a jornada e tornaria essa busca infinitamente mais simples – já teríamos conseguido e a felicidade plena seria o cenário dos nossos dias. Talvez seja verdade, mas as condicionais existem e estão nos atrasando todos os dias. Elas são o impedimento, o requisito, a exigência que a vida nos faz para liberar o acesso ao que se almeja. Não tem jeito. A única tática que podemos tentar para escapar das condições que nos param é mudar o ponto de vista: dar menos atenção às condições adversas e assumir uma postura mais ADVERBIAL CONCESSIVA: “Ainda que eu não possa”, “Mesmo que não consiga” e “Embora não seja fácil”, persistirei.
Enxergar o obstáculo e admitir que talvez ele faça parte do caminho e a sua história não será sobre como fez para superá-lo, mas sobre como venceu APESAR DELE.
???? Estamos juntos ??
Professora Carol Mendonça.
YouTube.com/portuguesparadesesperados ?? Gostou do texto? Compartilhe e me marque ?? #NãoTemJeito #vaipassar #conjunções #professoracarolmendonca #reflita #minicronica #pensamentos #gramatica

SORORIDADE

Segue um texto do @jornaloglobo para ajudar: “Um substantivo feminino ausente de dicionários clássicos de língua portuguesa vem sendo repetido com vigor entre jovens mulheres que militam pela igualdade de gênero. Disseminada em redes sociais, a palavra é salpicada em frases como “A sororidade pode salvar vidas”, “Sororidade gera sororidade” ou, ainda, “Estamos aqui umas pelas outras. Isso é sororidade”. Numa definição corrente na internet, “sororidade” se refere a uma espécie de pacto entre mulheres relacionado às dimensões ética, política e prática do feminismo contemporâneo. Ou, simplesmente, uma aliança baseada na empatia e no companheirismo.
(…) Ana Liési Thurler, integrante do grupo de pesquisa Vozes Femininas, da Universidade de Brasília (UNB) define sororidade como “acolhimento, empoderamento, solidariedade entre mulheres”. A socióloga explica que o termo tem origem em soror, cujo significado é “irmã”, em latim.
Para Ligia Baruch, mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o conceito contribui para a igualdade de gênero na medida em que implica uma reflexão sobre a importância das mulheres não julgarem ou criticarem umas às outras”. E aí? O que você escreveria?

Para praticar e redação e para refletir

O assassinato de Marielle Franco é, e deve mesmo ser, o principal assunto de hoje. Infelizmente, uma vereadora que trabalhava para levar voz, cultura, educação, respeito e oportunidades às periferias do Rio de Janeiro foi morta. Aparentemente, foi uma tentativa de calar suas denúncias e seus ideais, mas é exatamente o oposto disso que está acontecendo. Sua morte ampliará imensamente sua voz. A luta de Marielle pode contribuir bastante para o tema da redação de hoje. Os assuntos “inclusão”, “direitos humanos”, “igualdade social, racial e de gênero”, “cultura como instrumento de mudança”, “saúde da mulher” e afins eram pautas frequentes em seu trabalho, tanto nos projetos de lei quanto nos debates, rodas de discussão e eventos que promovia ou de que participava. Eu acredito que todos nós sabemos que a educação é a chave para que paremos de perder vereadores, motoristas, crianças a caminho da escola, policiais, sargentos do Exército ou donas de casa para o crime e para a corrupção. A vida de Marielle não era melhor que a de nenhuma outra vítima da violência, mas seu trabalho e representatividade salvaram e ainda salvarão muitas pessoas. #Mariellepresente

Sobre as notas do ENEM

Parabéns para quem conseguiu! Estou muito feliz pelas mensagens de agradecimento e por fazer parte de um momento tão feliz para vocês! E parabéns também para quem não conseguiu AINDA, tomou uma porrada forte com o resultado, mas já está de pé novamente. Essa é a postura do vencedor. Chega de tristeza! É tempo de reagir. Mudar os hábitos, atitudes, metodologias de estudo e rotina. Repensar as estratégias para não errar mais e partir para a próxima chance com toda a força que você tiver. Obrigada por compartilharem a dor comigo também. Vocês não estão sós. Estamos juntos aqui até a vitória. Respire fundo, force um sorriso nessa cara linda e vamos com tudo.
?? Beijo da sua professora ? #enem #aprovacao #vestibular #vocêvalemais #força #ntj #vaipassar

Coragem, manas

Como disse Luiz Fernando Veríssimo “eu desconfio que a única pessoa livre, realmente livre, é a que não tem medo do ridículo” ? Eu super concordo!
O medo de como seremos julgados nos rouba muitos momentos alegres e até oportunidades que poderiam mudar nossas vidas. A ausência de receio sobre o quão louca posso parecer já me abriu muitas portas e me fez perceber o quanto são preciosas as pessoas para quem não é necessário fingir sobriedade o tempo todo. ? Você já perdeu uma boa chance pelo medo de parecer idiota? Então levanta a mão aqui comigo ?? rs Boa noite para vocês… vou refletir mais um pouquinho e descansar para amanhã.
Que Deus nos dê sabedoria e, pelo menos, cinco minutinhos de coragem quando necessário. ?? Beijocas

Ado Ado Ado Cada um no seu quadrado #paz

Segundo Drummond, “O difícil, o extraordinário, não é fazer mil gols como Pelé. É fazer um gol como Pelé”. Eu concordo totaaaaal! Você pode tirar duas conclusões dessa ideia.
1. “Posso fazer tudo que o fulaninho faz, mas nunca serei bom como ele” – que é real.
Ou
2. “É verdade! Uma pessoa pode fazer tudo exatamente como eu faço, mas nunca será eu” – muahahahahá (risada maléfica, esfregando as mãos e olhando para o espelho).

Meu bem, você é incrivelmente único. Não se sinta diminuído pelas conquistas dos outros. Há “mercado” para todos que se esforçam, acredite! “Ah mas o meu vizinho tem vantagem, assim até eu”- Meu irmão, está repreendido esse espírito de recalque crônico! O coleguinha conseguiu? Palmas para ele! O Tocantins para ele, pelo amooooor! Que seja muito feliz, porque quem é feliz não enche o saco.

Talvez, não do mesmo jeito, nem no mesmo momento, mas você pode conseguir também. Acredite em você e lute! ?? Presenciar uma conquista, que você queria chamar de sua, dói – somos humanos, não tem jeito – no entanto isso passa. Lembre-se de que você é você e ninguém mais pode ser. A historinha do outro pode ser linda, mas nunca será a sua. E faça de tudo para que a sua seja a melhor que puder. Talvez, esta existência seja única, então vamos botar para quebrar. ????
Boa semana para nós!
?? Se gostou da reflexão, compartilhe e me marque. Quero curtir! ? Beijos!

Textão de aniversário/ Revisão de figuras de linguagem

Amanhã, eu completarei 27 primaveras (eufemismo para suavizar a idade) e posso dizer que sou a mulher mais feliz do mundo (hipérbole para enfatizar o sentimento) por ter tantas oportunidades incríveis.
Eu sonhei, trabalhei e conquistei muitos objetivos (gradação para mostrar cada etapa), mas sinto que ainda posso inventar e conquistar muitos mais (zeugma para subentender um termo anteriormente mencionado – objetivos).
Tudo que tenho vivido se deve a você, que acredita no meu trabalho e o compartilha mesmo sem ganhar um real por isso. Você é o coração do meu projeto (metáfora para a comparação sem conectivo) e o meu coração sorri e até chora de emoção por isso (personificação para dar uma característica humana a um ser inanimado).
Agradeço mesmo e retribuirei sempre com um trabalho sério e hilário (antítese para palavras opostas), porque sei da responsabilidade de passar um conteúdo correto e da necessidade de fazer você se divertir um pouco durante a rotina de estudos.
Prometo que farei o meu melhor e na nossa estrada juntos (metonímia para uma palavra que é parte e representa um todo- estrada) só haverá apoio, gentileza, carinho e ajuda.
Beijos de sua professora nada louca (ironia para dizer o contrário da realidade).
Muito obrigada!
Amo vocês (denotação, porque é amor de verdade).

Carol Mendonça.